UM STREAMING DE IMAGINAÇÕES LITERÁRIAS


 Emilio Figueira, poeta, escritor, cronista, dramaturgo, roteirista, jornalista, artista plástico, psicólogo e psicanalista brasileiro, ao longo dos últimos quarenta anos, escreveu intensamente nas áreas literária, artística, científica, psicológica e educacional. Só em livros, Emílio está atingindo a marca de noventa títulos publicados. 

Nesse contexto, sua produção literária passou quase que despercebida. Na intenção de reeditá-las, este espaço virtual, traz suas produções infantis, juvenis, contos, novelas, as duas fases de seus romances, divididos em partes (posts sequenciais). Como um streaming de imaginações literárias.

Com o tempo, haverá vídeos com parte desse conteúdo lido por narradores.  Outra novidade é que muitos dos textos são ilustrados por pinturas do próprio escritor.



“NESTE ESPAÇO LIVRE E PÚBLICO, ESTÁ O QUE EU REALMENTE QUERO QUE FIQUE DE MINHA CONSTRUÇÃO LITERÁRIA E ARTÍSTICA”, DESTACA FIGUEIRA.

Na história da literatura muitos escritores começaram suas caminhadas escrevendo para jornais. E com Emílio Figueira não foi diferente ao iniciar sua carreira em 1983, aos 12 anos, colaborando com pequenos textos e poesias para a extinta Folha de Guaraçaí. Um ano depois, ele publicaria nela seu primeiro conto, “O moço e o mendigo”. Ainda não existiam os computadores. O escritor redigia com um só dedo em máquinas de escrever, colocando e retirando as folhas datilografadas, empurrando o carrinho ao final de cada linha, o som das teclas, os tipos batendo na fita de tinta e imprimindo as letras no papel. Realmente foi um começo romântico!

De lá pra cá, muitos estudos, muitas oficinas literárias, encontros com outros escritores e professores, trocas de ideias, opiniões, muitos rascunhos, textos reescritos, alguns publicados, outros não. Infinitas horas em bibliotecas lendo livros de teoria literária e os clássicos. Figueira passou por formações em outras estéticas artísticas como a dramaturgia, o teatro e o roteiro para cinema. Além de uma vida cientifica repleta de pesquisas e formação em psicologia e psicanálise, o que tem influenciado muito suas obras atuais. 

Emílio Figueira - Escritor

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, autor de uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista, teólogo independente. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais, passando de noventa títulos lançados. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira foi professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva. Atualmente dedica-se a Escrever Literatura e Roteiros e projetos audiovisuais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem