O VESTIDO VERMELHO

HARMONIA DO UNIVERSO - Emílio Figueira / Nov. de 2000 - Técnica: Óleo sobre tela. Med. 0,40 x 0,60


        Caminhando pela calçada da rua comercial, a moça para em frente à vitrine de uma loja de sapatos femininos. Num impulso entra, é recebida pelo sorriso da vendedora. Escolhe alguns modelos de sandálias e pede o seu número para experimentar. Logo a vendedora volta do depósito com poucas caixas, pois o número 33 feminino não é muito fácil, mas trouxe algumas opções. A moça se anima em experimentá-las. Algumas ela separa, outras descarta. Até que se apaixona por um modelo. Fica um tempo ali apreciando a linda sandália em seus pés.

- Posso fazer a notinha para a senhora pagar no caixa? – Indaga a vendedora.

Um suor começa na moça. Seu inconsciente lhe diz: “Eu não sou merecedora!”.  Devolve outra pergunta à vendedora:

- Vocês ficam abertos até que horas?

- Até as dezenove, senhora.

- Eu tenho que ir ao supermercado e não quero ir com sacola. Qualquer coisa eu passo aqui na volta. Muito obrigada pela sua gentileza de me atender. Tenha uma boa tarde.

A moça caminha em passos acelerados até onde deixou estacionado o seu carro e parte rumo ao supermercado. Lá vai escolhendo coisas básicas do seu dia a dia. Entra no setor de eletroeletrônicos. Olhando com calma, a promoção de um modelo tablet brilha aos seus olhos. Pega nas mãos, olha com carinho e desejo. É exatamente do jeito que ela deseja. O preço bom, dá para ela pagar tranquilamente. Mas volta aquele suor e a mensagem: “Eu não sou merecedora!” Um batimento forte em seu coração. Coloca o tablet rapidamente na prateleira e empurra o seu carrinho de compras até o caixa.

No estacionamento, acomoda as sacolas plásticas com as mercadorias no porta-malas, entra no carro fecha os olhos e respira fundo. Suas memórias voltam à infância. Lembra que quando pequena nunca havia tido nada de novo. Suas roupas sempre eram usadas, vinda de outras crianças. Seu material escolar eram o que sobravam de seus irmãos mais velhos nos anos anteriores. Seus brinquedos eram aqueles que outras crianças não queriam mais, às vezes quebrados, sujos. O sentimento de não ser digna de ter algo novo, de ser uma pessoa de segundo plano foi crescendo junto com ela. Introjetou a errônea ideia que não poderia ter nada novo para si. E assim toda às vezes que vai comprar algo, àquela menina parece gritar lá do fundinho do seu inconsciente: “Não compre, isto não é para você!!!”

Alguns dias se passam, já é dezembro, mais um final de ano. A moça marca de ir tomar um café no shopping com uma querida colega de trabalho. Caminhando, ela passa pela vitrine de uma loja onde um lindo vestido vermelho está exposto. Paralisa e o vestido vermelho parece brilhar diante de seus olhos. Mais ainda, num relâmpago de segundo, ela vê a imagem de Jesus Cristo aparecer do lado do vestido vermelho lhe sorrir e desaparecer.

Sem entender, a moça encontra forças para voltar à caminhar e apressada vai para o restaurante de encontro a colega. Mas aquele vestido vermelho continua fortemente em sua mente.

À noite, sozinha em sua cama ainda pensa no vestido vermelho. É vencida pelo sono e adormece serenamente. Um sonho começa. Ela se vê caminhando numa linda estrada florida rumo ao céu. De repente, Jesus lhe aparece de frente sorrindo-lhe e perguntando-lhe: 

- Minha filha amada, por que você não comprou àquele vestido vermelho?

- Meu amado Salvador, o Senhor sabe que eu não sou merecedora...

- Por que não, filha?

- O Senhor sabe de todo o meu passado. Das feridas e traumas que tanto me bloqueia nas compras. Eu não preciso lhe explicar.

- Eu realmente sei de tudo minha filha. Sei que assim como você eu também tive uma infância humilde, cheia de privações. Procure na Bíblia, quando eu era criança nunca tive um brinquedo ou roupas novas. Tente ver esse fato como eu vi.

- Desculpe-me Senhor, mas não entendi.

- Filha, você não teve coisas novas na infância não ruindade ou punição por algo.  Mas por àquelas pessoas não terem noção do que era importante para você. Por estarem tão envolvidas em tantas coisas, cobranças e obrigações da vida que não se atentaram para os desejos e sonhos de uma criança.

A moça permanece muda. Jesus continua:

- Uma criança que já era amada pelo nosso Pai.

- Eu sei meu amado, mas eu não consigo me livrar desse passado, dessas lembranças – e suas lágrimas começam a rolar.

- Uma criança que já era amada pelo nosso Pai. Durante toda a sua infância e adolescência Eu e Ele estávamos bem pertinho de você naqueles momentos mais difíceis.

- Mas Senhor, por que passei por tantos momentos tão difíceis, sentia-me tão sozinha, angustiada?

- É que entre o Egito e a terra prometida existe um deserto. E só passa pelo deserto as grandes almas escolhidas, amadas e purificadas pelo Pai. Almas que são preparadas para grandes obras nesta terra.

- Senhor, como eu posso participar de uma grande obra se eu mesmo não gosto de mim?

Jesus lhe abraça, leva-a até a beira de um lindo lago onde sua imagem é refletida.

- Olha que moça linda que Deus concebeu. Olhe-se principalmente pelos olhos do espírito. Você filha vale tanto para mim e nosso Pai que custou o meu próprio sangue. Será que isto já não é mais que suficiente para você mudar suas crenças pessoais e se gostar mais? Quebrar paradigmas de falsas convecções não significa dizer remexer em seus valores. Filha permita-se rever e revisar o quanto esses valores estão alienando aos seus sonhos. Às coisas que você deseja realizar para sua vida.

- É verdade, Senhor. Desculpe-me Senhor, mas não espero mais nada para minha vida!

Jesus lhe dar um sorrido, dizendo-lhe:

- Ora filha, nós sabemos que isto não é verdade. Dentro de si há uma moça linda gritando para viver. Uma moça que ainda tem muita vida pela frente. Vida e vida com abundância. Você começará a ver tudo como um lindo arco-íris de cores belas reais e celestiais.

A moça continua muda, apenas lhe olhando com um fascinante brilho nos olhos. Ele continua:

- Quando as pessoas perdem a esperança, perdem também a capacidade de percepção e passam a viver num estado de sonolência até mesmo espiritual e a habitar em uma triste rotina de acomodação. Em todo o universo de Deus filha ninguém é igual a ninguém. Você é uma joia rara e única. Mesmo com as marcas do seu passado, Deus lhe deu forças, tomou caminhos inesperados. Muitas vezes você nem notou, mas Eu e meu Pai tomamos caminhos em sua vida, conduzimo-a ao estudo, há uma carreira segura, independência financeira. Então filha, sempre que você quiser comprar algo novo, vá e compre. Você é mais que merecedora. Você é filha do Deus altíssimo e minha irmã legitima. Todos os dias nós lhe pegamos no colo e lhe afagamos como nossa filha profundamente amada!!! Não se curve e se pune por um passado que não volta mais... Que não tem como ser mudado...

- Eu vou tentar mudar, Senhor.

- Não filha, você vai conseguir. Como querer resultados diferentes repedindo sempre os mesmos comportamentos? Se seus pensamentos são castradores e limitadores? – Jesus dá uma pequena pausa, questionando-a: - E vou lhe dar uma prova que o nosso Pai daqui para frente só quer que você tenha coisas boas como uma verdadeira filha Dele!

A moça acorda num repente, enquanto uma luz resplandecente está se apagando do seu quarto.

Na manhã seguinte acorda com grande vontade de comprar àquele vestido vermelho. Passa o dia pensando nele. Ao terminar o expediente, pega o seu carro e corre para o shopping. Está realmente decidida a comprá-lo. Ao chegar de frente da loja, o vestido vermelho não está mais exposto. Entra e pergunta à vendedora por ele, ouvindo:

- Eu sei senhora qual é. Mas infelizmente, ele foi vendido ontem à tarde. Desculpe-nos.

A moça agradece e sai da loja entristecida.  Conclui que aquele sonho fora apenas um sonho. Naquele imenso shopping sente-se novamente sozinha.

Na manhã seguinte, ela levanta-se sem nenhuma vontade de trabalhar. Tem que ir, pois é dia da festa de encerramento do final de ano e ela faz parte do amigo secreto. Ainda mais essa, participar de uma festa sem ao menos está motivada.

Entre idas e vindas, quem lhe tirou como amiga secreta lhe entrega uma caixa com o seu presente. Ao abrir, fica sem ação. É justamente aquele vestido vermelho. Enquanto o apreciava, todo àquele sonho se reproduz em sua memória, mesmo no meio de toda aquela bagunça. Junto ao vestido vermelho há um cartão com o rosto de Jesus sorrindo e os dizeres escritos: “As pessoas que me seguem têm o poder divino de criar, mudar. Precisam usá-lo para renovar suas condições e realizar uma verdadeira transformação em suas vidas. Algumas dores virão. Mas o remédio será o potencial, a fé, a persistência e a determinação. Mas, sobretudo, não temam. Eu estarei com cada um de vós. Que o nosso Pai Celestial vos abençoem!”

Sua amiga lhe diz:

- Ontem à tarde eu passeava pelo shopping procurando o seu presente, vi este vestido vermelho na vitrine. Imaginei você dentro dele direitinho. Então comprei para a moça mais linda a admirada entre todos os seus colegas!

À noite, enquanto aprecia o vestido vermelho estendido sob a cama, Deus visita o seu coração. Lembra-se daquela sandália que combinará com ele. No outro dia, vai até a loja, entra de cabeça erguida, pede para buscá-la no depósito e paga no caixa toda confiante de si.

Lembra-se do tablet. Parte para o supermercado. Ele não está mais em exposição. Resolve perguntar para o vendedor do setor. Ele lhe pede um tempo.  Vai até o depósito e logo volta com um tablet na mão, dizendo-lhe:

- Olha, vendemos todos na promoção. Ficou só este que um moço de barba e cabelo cumprido reservou e não veio buscar. – Entrega-lhe completando e sorrindo: - Este tablet realmente era para ser da senhora! 

FIM

Emílio Figueira - Escritor

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, autor de uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista, teólogo independente. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais, passando de noventa títulos lançados. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira foi professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva. Atualmente dedica-se a Escrever Literatura e Roteiros e projetos audiovisuais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem