Folhetins Emilianos É Destaque Na Coluna Vencer Limites Da Rádio Eldorado FM (107,3)

OUÇA A PARTIR DOS 5'20 MINUTOS

O jornalista Luiz Alexandre Souza Ventura, neste 36º episódio da coluna Vencer Limites na Rádio Eldorado FM (107,3), fala sobre o projeto 'Bike Sem Barreiras' e sobre a plataforma 'Folhetins Emilianos', a partir dos 5’20 minutos.

Nesta edição da coluna, ao invés de dar uma dica sobre um livro específico, indico o projeto 'Folhetins Emilianos', do jornalista, psicólogo, psicanalista e escritor Emílio Figueira, de 52 anos, que atua há 40 anos na defesa da inclusão.

Emílio Figueira tem paralisia, com sequelas na fala e movimentos. É dono de um enorme portifólio de publicações científicas, livros impressos e digitais, com mais de 70 títulos. É professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a educação inclusiva. Atualmente, escreve roteiros e projetos audiovisuais.

O portal 'Folhetins Emilianos' reúne todo esse portifólio de publicações infantis, juvenis, contos, novelas, romances e memórias, além de apresentar propostas de trabalho sobre inclusão para escolas.

Entre essas propostas está a publicação 'A inclusão em sua escola', que tem cinco partes, explica os tipos de deficiências e conta quem são as pessoas com deficiência, narra a história dessa população, esclarece os conceitos de inclusão e trabalha temas como acessibilidade, materiais adaptados, convivência entre alunos com e sem deficiência, e propõe atividades para transformar todos os alunos em agentes de inclusão escolar.

Emílio Figueira - Escritor

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, autor de uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista, teólogo independente. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais, passando de noventa títulos lançados. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira foi professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva. Atualmente dedica-se a Escrever Literatura e Roteiros e projetos audiovisuais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem