O PICADEIRO DE UMA ILUSÃO (1988)

Durante as minhas primeiras produções, escrevi alguns roteiros e argumentos para a televisão e cinema. Nem todos foram filmados, ficando adormecidos em meu arquivo. Nos anos 90, ao encontrá-los, os reli com uma visão de novelista, encontrando neles estruturas para desenvolver novas narrativas. E, o que eram manuscritos e originais mal datilografados, começaram a tomar forma de novelas literárias diante da tela de um moderno computador!

 Trabalhando no processo de recriação desses textos, de repente, algo me fascinou. O fato de estar descobrindo e desenvolvendo uma nova estética até estão nunca pensada por mim. Surgiram narrativas independentes, mas tendo em comum cenas curtas e objetivas, organizadas em sequências como uma fila indiana, com tramas em um ritmo acelerado e, às vezes, precipitado. Isto, graças a linguagem encontrada, caracterizada pelo emprego das metáforas diretas, simples e despojadas, indo direto ao ponto que interessa, através de uma narrativa concreta, plástica, expressando-se com simplicidade, permitindo ao leitor acompanhar o enredo sem maiores esforços.

 Procurei também manter o verbo sempre no tempo presente, buscando dar, talvez, um tempero de dramaticidade teatral ao enredo.

Este texto foi publicado pela primeira vez em 2011, no livro PROSAS EXPERIMENTAIS – Antologia das minhas primeiras novelas literárias – anos 80 e 90.

 LEIA A PRIMEIRA PARTE

Emílio Figueira - Escritor

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, autor de uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista, teólogo independente. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais, passando de noventa títulos lançados. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira foi professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva. Atualmente dedica-se a Escrever Literatura e Roteiros e projetos audiovisuais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem