Capítulo 14 - “MUITOS ME DIRÃO NAQUELE DIA...”

Alguns meses se passaram. No presídio, o pastor Hilário foi levado à sala de visita onde alguém lhe esperava. Ao entrar com roupas beje clara de presidiário, cabeça raspada e uma Bíblia à mão, viu uma moça sentada à mesa.

Sentou-se do outro lado, declarando-se surpreso:

- Você era a última pessoa que eu esperava ver aqui, Yara...

- Eu precisava olhar na sua cara!

- Para ver se eu estou realmente derrotado? Engano seu. Isso é só um descanso. Logo estarei fora daqui. Acho que no fundo, você está arrependida de não ter aceito o meu pedido de casamento e estar desfrutando tudo o que conquistei...

- Realmente você é um hilário...!

- Hilário, eu!? Veja bem, menina. Eu sou um grande líder religioso, adorado por minha comunidade. Um deputado federal influente na bancada evangélica.

Yara deu uma gargalhada.

- Será??? Algum dos grandes líderes de sua igreja já vieram lhe visitar ou oferecer apoio jurídico a você? Ou algum de seus colegas parlamentares? Não Hilário, não vieram porque para eles, você já é passado. Por não mais servir aos seus planos, você foi abandonado à própria sorte.

Ele abaixou a cabeça e continuou ouvindo calado.

 - Você não é mais um daqueles falsos líderes religiosos que se alegra em ouvir as pessoas os chamarem por títulos que se auto dão e formas de tratamento pomposas como “reverendo”, “senhor”, “doutor”, “teólogo”, “bispo”, “apóstolo”, “patriarca”. Que “chamado de mestre pelos homens”, passam mais tempo em busca de reputação intelectual do que construindo o reino de Cristo. Que usam as pessoas apenas para construírem impérios ou projeção de suas imagens pessoais. Se as pessoas não forem necessárias às suas ambições, serão descartadas com facilidade. Líderes religiosos pragmáticos como você, cuja meta não é servir, mas ser popular, declaram que o homem foi feito à imagem de Deus, mas ignoram os mais necessitados.

- Não se esqueça, Yara, que tenho milhares de seguidores que ouvem a palavra de Deus por meio de minha boca.

- Ou que pelo menos ouviam. São irmãos inocentes que não sabem discernir o joio do trigo. E na inocência deles e pela fé que trazem no coração, são amados e conduzidos no amor de Cristo. Enquanto pastores falsos como você que tem a Bíblia às mãos, sabem a verdade que estão totalmente contra a Palavra, como não tem mais nada a perder, exploram cada vez mais a irmandade para construírem reinos particulares de riquezas neste mundo. Lembre-se do que diz Mateus, Cap. 7, versículos 22 e 23: “Muitos me dirão naquele dia: “Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!”

- Você é muito atrevida, Yara. Esquece que sou um deputado federal e posso lhe mandar prender por desacato a uma autoridade?

- Deixa de ser trouxa, Hilário... Hoje você não passa de um prisioneiro por corrupção jogado numa cadeia pública. Aliás, você só chegou a deputado graças a nova modalidade de voto de cabresto praticada atualmente por falsos líderes religiosos do seu tipo. Só que sem querer generalizar, tenho a convicção que nas bancadas evangélicas federais, estaduais ou municipais, há muitos de nossos irmãos com boas intenções e realizando bons trabalhos. A questão Hilário, é separar o joio do trigo. Entre eles se infiltrou um exército de religiosos que tomaram de assalto pseudos partidos políticos e se fizeram representantes do povo e, para ganharem votos, dizem que foram levantados nessas missões por Deus. E com falsos discursos moralistas, estimularam o discurso de ódio, criando outros tipos de bolhas manipuladas por eles com segundas intenções políticas e suas ideologias radicais, enquanto a maioria do povo pena. 

- Então Yara, você é uma daquelas pessoas que acham que cristão não pode ter preferências ou participar da vida política? – Perguntou-lhe com seu velho ar de arrogância.

- Sim, ele pode ter suas convicções políticas, ser de esquerda, direita, centro, conservador, liberal. O cristão é o cidadão como outro qualquer, podendo democraticamente, acreditar e escolher nas urnas a proposta política que ache melhor para o país, que esteja de acordo com suas convicções pessoais. E até debater política de forma sadia, sendo respeitado e respeitando posições contrárias à sua. Só que, para mim, isso se torna idolatria quando se vai às redes sociais, defendendo a ferro e a fogo figuras políticas, suas convicções como únicas verdades absolutas. Atacando e ofendendo quem pensa diferente, brigando até com irmãos de sua própria igreja.  Depois uns colocam os crucifixos nos peitos, outros as bíblias debaixo dos braços, vão aos templos e pedem, “Senhor tenha misericórdia de mim”!

- Yara, Yara, precisamos cada vez mais de políticos evangélicos assim como eu para cuidar dos interesses de Deus. 

- Eu não sou nada contra que nós cristãos concorramos e ocupamos cargos eletivos. Só que, uma vez eleitos e pagos com o dinheiro público, nosso papel deve ser executar, legislar ações para a população como um todo e não só de guetos. E como já disse, separar o joio do trigo. Os “políticos evangélicos” assim como você, seus interesses não são exatamente do povo cristão e em geral, mas de ficarem isentos de pagarem impostos e atributos, participando de negociatas por de baixo dos panos, aumentando assim suas fortunas pessoais. Sendo que nem o próprio Jesus Cristo se negou a pagar os tributos que em Mateus Cap. 17, versículo 27, Ele mandou o Pedro pescar, tirar uma moeda da boca do peixe e entregou ao cobrador de impostos.

- Continuo insistindo, Yara. Deus precisa de enviados ungidos como eu para eliminar todos que são contrários, pregam coisas diferentes ao cristianismo, contra o conservadorismo. E com isso, corrigiremos as coisas erradas e faremos do nosso país e, quiçá do mundo, um paraíso tranquilo e seguro ao povo cristão.

- Chega a ser uma ingenuidade de um homem que se diz tão estudado e conhecedor da Bíblia como você, Hilário. De início só para lembrar, a Terra Prometida por Jesus, é lá no céu junto ao Pai e não aqui neste mundo. Aliás, este mundo não está nem certo nem errado. Este mundo está exatamente como Deus, no comando de tudo, quer que ele esteja, muitas vezes, até mesmo para testar a paciência, confiança e perseverança dos cristãos que esperam Suas promessas. Deus é onipotente, onipresente e onisciente para cuidar de nós, sem precisar dividi Sua glória e honra com ninguém.

Sem argumento, Hilário continuou calado. Yara pegou a Bíblia em cima da mesa e começou a abri-la, continuando a falar:

- Infelizmente, para grande prejuízo na obra de Deus, os falsos profetas estão se multiplicando nos ensinamentos não bíblicos, inventando profecias, sonhos e visões desviando-as de Deus, e causam conflitos e confusão. Está aqui em 1º Timóteo, Cap. 6, versículo de 3 a 5: “Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas e atritos constantes entre aqueles que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro”.

Ele continuou em silêncio, olhando para baixo. Yara colocou a Bíblia no mesmo lugar. Levantou-se, dirigindo-se à porta. Virou-se novamente para trás, dizendo-lhe:

- E só para completar, referente àquele pedido de casamento que um dia você me fez, não foi exatamente Jesus quem disse “se prostrares diante de mim, tudo te darei”...

LEIA O PRÓXIMO CAPÍTULO

Emílio Figueira - Escritor

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, autor de uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista, teólogo independente. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais, passando de noventa títulos lançados. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira foi professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva. Atualmente dedica-se a Escrever Literatura e Roteiros e projetos audiovisuais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem